O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) usou as redes sociais nesta terça-feira (18) para criticar duramente a decisão de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de se licenciar do mandato e permanecer nos Estados Unidos. Para Jerry, a atitude do parlamentar bolsonarista é um “verdadeiro e confesso crime de lesa-pátria”.
A saída de Eduardo Bolsonaro do Brasil tem sido vista como um movimento para escapar do cerco das investigações que atingem aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. O filho 03 do ex-mandatário anunciou sua licença não remunerada da Câmara dos Deputados, alegando que sua permanência nos EUA será voltada para buscar “sanções aos violadores dos direitos humanos” e enfrentar o que chama de “perseguição política” promovida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Para Márcio Jerry, Eduardo Bolsonaro está abandonando suas responsabilidades parlamentares para atuar contra os interesses do Brasil. “Traidor da Pátria, além de tudo. Fugir do país para conspirar contra o próprio Brasil é inadmissível”, afirmou o deputado maranhense.
A decisão do parlamentar do PL também surpreendeu lideranças de seu próprio partido, que não foram previamente informadas sobre a licença. Eduardo Bolsonaro era cotado para assumir a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, uma posição estratégica na articulação internacional do país.
Com o escândalo em torno de sua decisão, cresce a pressão para que Eduardo Bolsonaro preste esclarecimentos sobre suas reais intenções e as consequências de suas ações na política externa brasileira.