Para ampliar o debate sobre projetos que vêm ajudando a mudar a paisagem urbana de São Luís e a vida de muitos maranhenses, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) reuniu-se, no fim desta segunda-feira (22), com representantes de trabalhadores e beneficiários do programa Nosso Centro, criado pelo Governo do Estado, e executado pela Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) durante a sua gestão.
Ao lado de nomes da política, incluindo o candidato a vice-governador, Felipe Camarão (PT), Jerry ouviu de lideranças como Zequinha, beneficiário do Residencial Governador Archer; Dijé, liderança comunitária do Centro; Valmir, representante dos trabalhadores informais do Centro; e de Marcelo Durans, arquiteto e urbanista do Escritório Porta e Janela; as histórias de transformação permitidas pelo projeto.
“O programa Nosso Centro, que foi uma grande vitória do governador Flávio Dino, será também do governador Carlos Brandão e do nosso vice, Felipe Camarão, neste novo governo que logo se confirmará. Essa iniciativa, que revitalizou o nosso Centro Histórico, considerado um dos maiores e mais completos conjuntos arquitetônicos do país, merecia esse investimento. Investimento que não trata apenas de casarões e ruas centenárias, mas também de pessoas, nossa gente, e suas histórias e vivências no centro histórico de São Luís”, destacou Jerry.
Na Plenária, que reuniu dezenas de moradores, Camarão também reforçou o empenho do governo Flávio Dino (PSB), Carlos Brandão (PSB) e de Márcio Jerry para promover o resgate do bairro que deu início à capital e que, por muitos anos, permaneceu esquecido e marginalizado. “Com apoio de várias secretarias e sob o comando deste grande homem e grande deputado, que é o Márcio Jerry, hoje podemos falar com orgulho temos, de novo, o Centro Histórico de São Luís revitalizado e bonito.”
Sobre o Programa
Criado com o objetivo garantir o desenvolvimento sustentável, conservação e valorização da história da capital maranhense, o Nosso Centro busca fomentar o empreendedorismo local e a ocupação de imóveis públicos subocupados com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico, aliado à preservação do patrimônio histórico.
Dentro do conjunto de ações do Programa Nosso Centro, ainda foi instituído o Adote um Casarão. Nele, a Secid-MA lança editais com a finalidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em reformar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por até 15 anos.