Líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Márcio Jerry, condenou nesta segunda-feira (8) as recentes declarações e ações do empresário Elon Musk e exigiu respeito ao Brasil. A crescente polêmica envolvendo Musk ganhou novos tons na noite do último domingo, após o Diretor da Tesla Motors sugerir que usuários usem o recurso VPN (rede privada virtual, em português) para ter acesso à rede X, antigo Twitter, em caso de bloqueios judiciais no país.
O parlamentar maranhense alertou para as possíveis consequências das ações de Musk, alegando que o empresário estaria agindo para “proteger a ilegalidade das pregações de ódio, autoritarismo na política e intolerância” e defendeu a necessidade de responsabilização do bilionário. “O extremista de direita Elon Musk vai ter que responder a Justiça Brasileira. Impunidade não deve jamais ser alcançada pelo volume de dólares na conta”, disse.
O deputado também criticou duramente a postura de políticos brasileiros que partiram em defesa do empresário. “A defesa que a extrema direita faz do Elon Musk dá a dimensão da militância dele. Ele agride a Pátria e os patriotários os defendem. Espanta ainda ver brasileiros defendendo esse terrorista digital internacional”, declarou. Ele afirmou ainda que “Elon Musk se comporta como um fora da lei igual aos seus comparsas bolsonaristas que agrediram a democracia brasileira com uma tentativa de golpe. Respeita o Brasil, Musk”.
Diante do caso, Jerry chamou a atenção de internautas para pedir a aprovação do Projeto de Lei 2630/2020, relatado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. “Amanhã apresentarei no Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados que o PL 2630/2020 volte à pauta de votação. Avanço fundamental na garantia de liberdade, responsabilidade e transparência na internet”
Nos últimos dias, Musk tem direcionado críticas ao Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cujas decisões podem impactar a operação da plataforma no país.