Um grupo formado por intelectuais, sindicalistas, artistas, lideranças juvenis e movimentos sociais assinaram, na última semana, um Manifesto em defesa da reeleição do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) na Câmara. No texto, intitulado “Márcio Jerry – um mandato indispensável ao Brasil e ao Maranhão”, os signatários destacam, entre outras razões, “a trajetória e a permanente defesa da democracia, dos direitos do povo e do projeto de sociedade marcado pela igualdade de oportunidades e justiça plena” trilhada pelo parlamentar.
Juntos, eles também reforçam as principais lutas de Jerry no Poder Legislativo, citando a atuação do colinense na defesa da educação, saúde, ciência e tecnologia, democracia, meio ambiente, saneamento básico, direitos do povo trabalhador. “E por isso mesmo faz confronto corajoso e qualificado a Bolsonaro, o pior presidente de toda a história do Brasil”, apontam.
Ao longo do documento, destacam ainda que Márcio Jerry esteve ao lado de “Flávio Dino na formulação do projeto de mudanças no Maranhão, coordenando as campanhas e integrando a gestão estadual como Secretário de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) e de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid-MA)” e que lá, “comandou um arrojado programa de obras e ações que alcançaram em pouco tempo todo o Maranhão, agregando a si a marca de competente gestor”.
Em outro trecho da carta, afirmam: “a reeleição de Márcio Jerry, sem dúvida, é muito importante para, ao lado de Flávio Dino no Senado, ajudar o governador Carlos Brandão a manter o Maranhão no rumo certo e o presidente Lula a reconstruir o Brasil”.
Signatários do Manifesto
O manifesto foi assinado por nomes como o da presidente da União Nacional dos Estudantes, Bruna Brelaz, do presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Vinicius Soares, do presidente nacional da União da Juventude Socialista (UJS), Tiago Morbach, e da presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz, além de expoentes do cenário acadêmico, como o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, além de Allan Kardec e Fábio Palácio, ambos professores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Já no cenário cultural maranhense, firmaram assinatura a cantora Flávia Bittencourt, o poeta Joãozinho Ribeiro, os compositores César Teixeira e Josias Sobrinho, o produtor cultural Mário Moraes e o diretor do Museu do Reggae, Ademar Danilo.