O líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Márcio Jerry (MA), voltou a se posicionar contra o novo pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A solicitação, apoiada por mais de 100 deputados da oposição, tem gerado repercussão entre parlamentares, especialmente entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em declaração nesta sexta-feira (6), Jerry destacou a atuação de Moraes na defesa do estado democrático de direito. “A defesa que o ministro Alexandre de Moraes tem feito da democracia brasileira, do estado democrático de direito, é o motivo do ódio que ele desperta na extrema direita bolsonarista”, afirmou o parlamentar. Para Jerry, o pedido de impeachment é uma ação sem fundamento. “É uma provocação despropositada, esse pedido de impeachment do ministro. É zoada para tocar a boiada de energúmenos”, completou.
O ministro Alexandre de Moraes já foi alvo de 22 pedidos de impeachment, todos arquivados pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Nos bastidores, a avaliação é de que não há votos suficientes no Senado para iniciar um processo contra o ministro. Alguns parlamentares acreditam que a nova ofensiva pode fortalecer o apoio ao STF, especialmente com o avanço das investigações sobre os atos de 8 de janeiro.
A tentativa de impeachment ocorre em um contexto de tensões entre o Congresso e o Judiciário, intensificadas por decisões recentes de Moraes, como a suspensão do X (antigo Twitter) e o bloqueio das contas da Starlink no Brasil.