Líder do PCdoB na Câmara, o deputado federal Márcio Jerry (MA), se manteve entre os três melhores deputados federais do Maranhão e entre os 100 melhores do Brasil na 17ª edição do Prêmio Congresso em Foco. Na Bancada Maranhense, ele divide o pódio com Duarte Júnior (PSB) e Rubens Júnior (PT). O resultado da edição 2024 da premiação foi revelado na noite desta quinta-feira (29), em Brasília e reuniu diversos políticos e jornalistas.
O Prêmio é uma das principais premiações do cenário político brasileiro, reconhecendo os parlamentares que mais se destacam no exercício de suas funções legislativas. A votação, que contou com ampla participação popular e auditoria da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), elegeu os 25 deputados e 15 senadores mais bem avaliados pelo público.
Além disso, o júri especializado e um grupo de jornalistas convidados também selecionaram os parlamentares que mais se destacaram em categorias específicas. A iniciativa tem como objetivo valorizar os políticos que mais se destacam no exercício de suas funções, incentivando a qualidade da representação política no Brasil. É, ainda, uma ferramenta importante para estimular a participação ativa da população na vida política do país.
Ao saber da colocação, Márcio Jerry, conhecido por sua dedicação às causas sociais e ao desenvolvimento do Maranhão, reafirmou seu compromisso em representar os interesses do povo maranhense e brasileiro no Congresso Nacional. “Fico muito honrado por estar entre os melhores do Maranhão e do Brasil. Este reconhecimento é reflexo do trabalho sério e comprometido que temos realizado em nosso mandato, sempre focado nas necessidades e nos direitos do povo maranhense e brasileiro. Continuarei firme na luta por um país mais justo e democrático”, declarou.
Esta não é a primeira vez que o trabalho de Jerry é reconhecido pelo Prêmio Congresso em Foco. Em 2019, ele foi eleito o melhor deputado do Maranhão na votação popular do prêmio. Em 2020, voltou a ser o mais votado de toda a Bancada Maranhense. Em 2022 e 2023, mais uma vez, ele esteve entre os parlamentares selecionados, destacando-se por sua atuação legislativa exemplar.
Nem todos os congressistas estão aptos a receber o prêmio mais importante da política brasileira. Somente parlamentares que exercem o mandato por pelo menos 60 dias no ano, e aqueles que não respondem a processos de improbidade administrativa, nem a acusações criminais, e não promovem apologia à tortura ou violência são considerados elegíveis.