O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, convocou os líderes partidários para anteciparem seu retorno a Brasília nesta segunda-feira (6), para avaliar a gravíssima situação decorrente das recentes chuvas no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa reforçar o apoio do Parlamento às comunidades afetadas pelo desastre natural que assolou o estado.
As fortes chuvas, que começaram na última semana de abril, tiveram um impacto devastador em 336 dos 496 municípios gaúchos, afetando quase 800 mil pessoas. A tragédia já tem mais de 80 mortes confirmadas e outras 100 pessoas desaparecidas, com outros óbitos ainda sob investigação quanto à sua relação com o desastre. Em resposta à gravidade da situação, o governo federal reconheceu, no último domingo (5), o estado de calamidade pública no estado.
Líder do PCdoB na Câmara, Márcio Jerry, destacou a importância da mobilização urgente de todas as esferas do governo e da sociedade para enfrentar essa crise humanitária sem precedentes. “A solidariedade e o apoio mútuo são essenciais para garantir uma resposta eficaz às necessidades das comunidades atingidas”, declarou. “Presidente Arthur Lira convocou os líderes partidários da Câmara dos Deputados a anteciparem regresso a Brasília para a manhã desta segunda. Iniciativa importante para avaliar a situação gravíssima no RS e reforçar apoio”, reforçou o deputado maranhense.
Márcio Jerry ressaltou ainda a necessidade de medidas concretas e imediatas para prevenir novas tragédias e assegurar a segurança e o bem-estar dos cidadãos do Rio Grande do Sul. Em nome do PCdoB, ele reiterou o compromisso do partido em colaborar ativamente com todas as instâncias governamentais e a sociedade civil para mitigar os impactos dessa crise e promover a reconstrução das áreas afetadas.