Defensor dos direitos do povo, Márcio Jerry (PCdoB) esteve nas “trincheiras” de lutas fundamentais nos últimos anos. Não à toa foi eleito duas vezes o melhor deputado da Bancada Maranhense durante sua atuação no Congresso.
Confira as seis situações em que seu trabalho foi fundamental no Legislativo:
Defesa do Auxílio Emergencial na pandemia
Ao contrário do que disse Jair Bolsonaro (PL) no Jornal Nacional este ano, foram os partidos de esquerda e deputados como Márcio Jerry os responsáveis pela aprovação do Auxílio Brasil de R$ 600 permanente para combater os efeitos da pandemia da Covid-19. Jerry foi um dos deputados a engrossar o coro pela necessidade do benefício para amparar as famílias enquanto o Governo defendia o valor de apenas R$ 200.
Pela saúde e em defesa do SUS
No Congresso, Márcio Jerry criou a Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento do SUS, em defesa do Sistema Único de Saúde e dos profissionais que atuam na linha de frente em hospitais e unidades de atendimento, mobilizando mais de 200 congressistas, de 23 diferentes partidos.
Em defesa das mulheres
Trabalhou para garantir aposentadoria a mulheres com filhos e valor adicional a mulheres que recebam até um salário mínimo na posição de cuidadoras, papel que é, em quase 90% das vezes exercido por mulheres.
Cuidado com aposentados e com as classes
Jerry votou conta a proposta de reforma da previdência apresentada pelo governo Bolsonaro, que aumentava o tempo para se aposentar (65 anos para homens e 62 para mulheres), limitando o benefício à média de todos os salários, aumentando as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelecendo regras de transição para os atuais assalariados. Ele também defendeu a aposentadoria de professores, trabalhadores rurais e servidores, incluindo polícias militares e dos corpos de bombeiros militares.
Apoio ao setor cultural
Defensor dos direitos dos trabalhadores da Cultura, o deputado maranhense batalhou pelo setor e votou pela aprovação da Lei de Emergência Cultural (PL 1075), mais conhecida como Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao humorista brasileiro que morreu vítima da Covid-19, e da Lei Aldir Blanc 2 (Lei 14.399/22), ambas criadas para socorrer e incentivar o setor e seus trabalhadores.
Atuação em prol das classes trabalhadoras
Jerry também atuou em defesa de trabalhadores dos Correios, Serpro e Dataprev durante debates sobre as privatizações, reiterou apoio a enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem durante a aprovação do piso salarial e batalhou por professores e docentes na aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), instrumento permanente de financiamento da educação básica pública.
Por isso, Jerry foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos parlamentares 100% a favor dos interesses dos trabalhadores e da sociedade. Baseado nas votações de mérito, indicador comprovou a defesa e o irrestrito apoio às classes de profissionais durante sua atuação no Legislativo.